quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Capítulo 16

Então as mangas mudaram de cor tal qual as estações. E estava feito: Monstrela não era mais amada. Ao menos, não era assim que se sentia. A sobrevivência tornara-se para ela uma coisa desnecessária, já que não interferia mais nas rotinas da casa. Gostava do que sentia quando se abraçavam, mas determinou-se a repudiar os velhos. Depois que fora arrebanhada aos outros espancados, Monstrela excedeu sua cota habitual de músculos e mostrou as garras: apodreceram todas as árvores da família.

Não podia perder a índole tão afável, então contou à viúva que os pés estavam enterrados atrás da casa maior - para matar, precisou que arrancassem as raízes.

“Então por que a senhora me fez trazer até aqui?”. Colocou a caixa com os filhotes ao lado da penteadeira e despediu-se de cada pequeno. Manteve o olhar fixo nos sapatos, preferia ir embora sem ter que encarar a dona. Mas precisava acertar o pagamento - com a dívida tão alta, seria besteira recusar.

Aproximou-se, como lhe fora ordenado. Tomou o tapa na cara. Doeu mais o chacoalho do cérebro do que a bochecha acertada.

A mãe recolocou as luvas.

Caíram os dedos.

Monstrela já não tem mais esperanças.

36 comentários:

  1. Muito estranho, cada vez mais experimental. As frases soltas, o lance com violência... Monstrela é uma voz solitária na literatura contemporânea.

    ResponderExcluir
  2. Temos uma reclamação a fazer: Monstrela é amada, sim. Muito amada, muito.

    ResponderExcluir
  3. Vou abrir um concurso pra ver se ela arranja um companheiro!
    Quem sabe algum se candidata, né?

    ResponderExcluir
  4. Eu me candidato!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não! Eu vi primeiro! MONSTRELA CASA COMIGO!

    ResponderExcluir
  6. EU É QUE VOU PEGAR ESSA MULHER!

    ResponderExcluir
  7. Monstrela já está prometida para moi.

    ResponderExcluir
  8. ô! é minha noiva já! =P
    Porcos.

    ResponderExcluir
  9. Ei, cadê a Monstrela de hoje?

    ResponderExcluir
  10. É,queremos a Monstrela!

    ResponderExcluir
  11. Alguém viu a MINHA Monstrela por aí?

    ResponderExcluir
  12. SE A MONSTRELA NÃO APARECER AGORA MESMO EU TENHO UM ATAQUEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!

    ResponderExcluir
  13. A Monstrela fugiu comigo. Só devolvo sob resgate!

    ResponderExcluir
  14. Eu faço qualquer coisa pra ter a Monstrela de volta!

    ResponderExcluir
  15. Fui possuída por uma enorme felicidade ao ler a Monstrela!

    ResponderExcluir
  16. Papai do Céu me deu esse presente: os contos da Monstrela!

    ResponderExcluir
  17. Eu queria ser invisível para observar a mãe da Monstrela trabalhando!

    ResponderExcluir
  18. Cadê a Monstrela de hoje? Tá de brincadeira comigo?

    ResponderExcluir
  19. Vou parar de ler porque minha mãe disse para eu evitar a Monstrela... pare de falar assim comigo, mãe!

    ResponderExcluir
  20. Vocês têm que publicar a Monstrela antes da meia-noite. Não posso ficar acordado depois...

    ResponderExcluir
  21. Predador, eu sei como se sente!

    ResponderExcluir
  22. A Monstrela tem que aparecer antes do dia 31 de outubro... senão...

    ResponderExcluir
  23. Vamos cantar de galo até a Monstrela aparecer!

    ResponderExcluir
  24. Foi um pequeno passo para uma escritora, mas um grande passo para a literatura.

    ResponderExcluir
  25. A Monstrela me dá água na boca!

    ResponderExcluir
  26. Não garanto que vá durar!

    ResponderExcluir
  27. Monstrela! Fica comigo! O nosso amor dará frutos!

    ResponderExcluir
  28. Cadê a Monstrela de hoje???

    ResponderExcluir